O Pix foi o mais recente meio de pagamento digital lançado pelo Banco Central, a forma foi lançada em novembro de 2020 e revolucionou o mercado financeiro do País. A ferramenta contou com uma enorme aceitação da população brasileira e a gente mal se lembra como é viver sem ela. Estima-se que no primeiro ano do pix, mais de 70% dos brasileiros aderiram à essa forma de pagamento. Mas afinal, o que tornou esse meio tão popular e revolucionário? A gente te conta!
Bem-vindos a era digital
Um dos grandes pilares de destaque para o Pix é o fato de ele ser totalmente digital. Hoje em dia, a internet engloba boa parte de nossas vidas. Compramos pela internet, estudamos e até mesmo socializamos de maneira virtual, por isso, com os pagamentos não poderia ser diferente. Os pagamentos virtuais oferecem mais segurança e transparência, sem que as pessoas precisem lidar com dinheiro em espécie ou perder muito tempo calculando o troco. Segundo a Fiserv, 66% dos brasileiros acreditam que trabalhar com pagamentos em Pix é mais seguro do que trabalhar com cédulas.
Facilidade ao lado da agilidade
Parece coisa de antigamente, mas não faz muito tempo que as transferências de dinheiro eram limitadas a certos dias e horários. O Pix ganhou o coração dos brasileiros ao disponibilizar o serviço 24 horas, sete dias por semana com o dinheiro caindo na conta de destino praticamente no mesmo instante em que a transação é feita. Nas modalidades de transferência disponíveis até então, era preciso esperar até o final do dia ou até mesmo o dia seguinte para confirmar o recebimento.
Muitos benefícios, nenhuma cobrança
O diferencial mais apontado pelos brasileiros na hora de escolher o Pix, sem sombra de dúvidas é a gratuidade do serviço. O Pix é super moderno, trabalhando com tecnologia de ponta para realizar milhares de transações por minuto e o mais bacana disso tudo é que nenhuma taxa é cobrada pelo serviço. Ou seja, você pode enviar e receber pagamentos de forma instantânea sem desembolsar nenhum centavo a mais pela transação.
Mais novidades à vista
A grande adesão da população ao Pix, fez com que o Banco Central já começasse a planejar as próximas atualizações do sistema, trazendo cada vez mais tecnologia, melhorias e segurança para os usuários. Entre as novidades que devem chegar em 2022 estão:
- Pix Garantido: permitirá o parcelamento dos pagamentos, como se fosse um cartão de crédito, e deixará agendar faturas.
- Pix Débito Automático: Contas de consumo, como água, luz e telefone, poderão ser programadas para pagamento automático com Pix.
- Pix Internacional: O Banco Central já conversa com países como Inglaterra e Itália para permitir transferências internacionais instantâneas a partir da ferramenta.
Por aqui, a gente também ama todas as facilidades do Pix e não abre mão dessa vantagem. No app KAB, você consegue realizar o seu saque de maneira fácil e rápida em alguns cliques e o dinheiro cai na hora na sua conta. Assim, você consegue contar com a gente em todos os momentos, inclusive nas emergências.
Viu como o orçamento fica apertado e quase não sobra nada para poupar? A ideia é reduzir ao máximo os gastos da categoria D, que podem estar dificultando o seu orçamento e, talvez, procurar planos mais baratos para academia e TV por assinatura, por exemplo.
O melhor deste método é conseguir visualizar seus ganhos e seus gastos, observar em que o seu dinheiro está sendo investido e categorizá-lo por prioridades na sua vida. Assim, você tem muito mais controle para sair do vermelho, poupar dinheiro ou viver confortavelmente.
Vamos aplicar no nosso dia a dia? Siga acompanhando o Blog KAB para mais dicas e novidades financeiras!