fbpx

Golpe do empréstimo consignado: saiba como evitar

Com o passar dos anos, o mercado do empréstimo e os processos de contratação se tornaram cada vez mais simples e seguros, especialmente em razão do uso da tecnologia. Com isso, golpes acabam tomando lugar, como o golpe do empréstimo consignado. Por essa razão, os aposentados ou pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), servidores públicos e trabalhadores de empresas privadas devem sempre se atentar em quais as práticas mais utilizadas no momento a fim de se proteger.

 

Vale ressaltar que mesmo quem já possui um empréstimo ativo, ou acabou de se aposentar e nem mesmo contratou esta modalidade de crédito está sujeito aos golpes do empréstimo. Listamos algumas práticas recorrentes destes golpes para que você possa ficar por dentro do assunto:

 

1. Falsificação de Documentos

 

Normalmente, esse golpe consiste em usar documentos de terceiros para liberação de crédito em outras contas bancárias. Um cuidado básico para evitá-lo é nunca entregar os seus documentos pessoais para desconhecidos e sempre mantê-los em locais seguros e reservados.

 

2. Falsificação de Assinatura

 

A falsificação de assinaturas em contratos de empréstimo é um dos golpes mais aplicados, apesar de todas as avaliações antifraude. Para evitar este golpe, nunca assine documentos desconhecidos e sempre leia os contratos na íntegra antes de qualquer validação. Também se atente a assinatura de procurações que dão plenos direitos a outras pessoas.

 

3. Assinatura de contratos em branco

 

Jamais assine qualquer contrato que não esteja previamente preenchido. Sempre analise com cautela cada detalhe, especialmente os dados do solicitante e da transação, especialmente os valores de desconto, pois as parcelas do seu consignado serão descontadas direto do seu salário ou benefício. Essa prática evitará que um contrato seja fraudado com a sua assinatura posteriormente à assinatura.

4. Pedido de senhas ou acesso a conta bancária

 

É importante frisar que para contratar o empréstimo consignado não é necessário informar nenhuma senha de uso pessoal. Portanto, nunca libere tais informações para desconhecidos, em caso de dúvidas de como proceder consulte diretamente o banco em que é correntista.

 

5. Oferta de dinheiro fácil

 

O crédito consignado é uma das modalidades de empréstimo que apresenta mais facilidades para o contratante, desde a sua simulação até o seu pagamento. Entretanto, sempre desconfie de promessas de dinheiro fácil, com limites de crédito superiores ou taxas de juros muito abaixo do mercado. Condições extremamente vantajosas são indicativos de possíveis golpes ou fraudes.

 

6. Pagamento de depósito antecipado

 

A cobrança de taxas ou depósitos antecipados para consulta ou liberação de créditos é uma prática ilegal, ou seja, nenhum banco ou correspondente bancário de confiança solicita qualquer valor antecipadamente. Por isso, sempre se atente às cobranças antecipadas, elas representam um grande indício de golpe.

 

7. Venda casada de outros serviços

 

É sempre importante frisar que nenhum consumidor é obrigado a contratar serviços adicionais dos bancos para ter acesso ao crédito consignado. A venda casada destes serviços é uma prática ilegal, que deve ser denunciada.

 

8. Oferta de crédito por telefone, e-mail, SMS ou WhatsApp

 

Vale ressaltar: o crédito consignado não pode ser oferecido e nem contratado por telefone. Caso você também não tenha se cadastrado em nenhum site para receber essas propostas, desconfie dos e-mails ofertando-as. Por isso, jamais forneça seus dados por telefone e não clique em links suspeitos em sites ou e-mails. Sempre vale ressaltar que existem diversos sites aplicando golpes atualmente, por isso, sempre confirme a autenticidade dos servidores e evite sites desconhecidos.

 

Cai em um golpe, e agora?

 

Sempre que for identificada alguma irregularidade, os principais passos a serem seguidos são entrar em contato com a instituição financeira e verificar o que pode ser feito e procurar a delegacia mais próxima para fazer um boletim de ocorrência. Assim, uma investigação criminal pode ser iniciada.

 

Vale lembrar que é um direito do consumidor obter as informações referentes ao contrato direto na instituição financeira, a partir da cópia do contrato de empréstimo, que também poderá ser utilizada como prova nos casos de falsificação de documentos ou assinaturas. Depois de registrar o Boletim de Ocorrência (BO), o titular deve encaminhá-lo à Previdência Social ou órgão pagador, solicitando para que não sejam mais descontados os valores. Também é possível realizar o bloqueio do benefício no caso dos segurados do INSS, assim, você evita a realização de novos empréstimos.

 

Hoje em dia, apostar na tecnologia para ajudar com um respiro no final do mês ou no momento de investir é a melhor opção, pois através das contratações digitais você consegue ter confiança e qualidade em todo o processo. O KAB é um aplicativo 100% seguro e digital, você pode confiar na hora de fazer os seus saques.

 

As contas apertaram ou rolou aquela oportunidade de investir? Solicite um saque KAB!

 

Confira mais matérias no blog