Se você está começando a investir ou em busca de uma vida financeira mais estável, com certeza já ouviu falar da reserva de emergência. Esse é um dos primeiros e principais planejamentos financeiros que você deve fazer na sua vida, sempre visando a estabilidade e tranquilidade caso algo não saia conforme você planejou. Inclusive, nós já abordamos esse assunto algumas vezes por aqui, por tanto, se você está planejando investir ou poupar dinheiro, você não pode deixar de conferir as nossas dicas.
O que é a reserva de emergência?
A reserva de emergência consiste em uma quantia específica que você guarda para emergências financeiras, como o nome mesmo diz. Essas despesas podem ser relacionadas à saúde, a falta de mantimentos para os gastos rotineiros ou até mesmo em imprevistos com o carro, eletrônicos ou com a casa. O valor guardado, costuma equivaler de 3 a 6 meses dos seus gastos mensais, assim, você garante um tempinho de tranquilidade mesmo nos cenários de desemprego.
É muito importante que você utilize esse dinheiro apenas em casos de necessidade e que você mantenha ele guardado em investimento de fácil acesso e resgate. Essa é uma das principais formas de você começar a poupar, por isso, separamos alguns motivos pelos quais você deve investir em uma reserva de emergência. Confira abaixo:
Te proporciona segurança financeira
Esse é o principal benefício da sua reserva. Saber que você está amparado caso algum imprevisto aconteça, traz mais confiança, tranquilidade e segurança para o dia a dia. Ou seja, é uma forma de ter estabilidade, já que o fundo será utilizado para imprevistos e isso não terá impacto no orçamento mensal.
Ajuda na gestão das despesas
Quando você começa a estudar e estruturar uma reserva de emergências, você também começa a tomar as rédeas da sua vida financeira, colocando tudo na ponta do lápis e fazendo a gestão das suas dívidas e lucros. Durante este processo, é possível descobrir onde estão os furos de orçamento.
Gastos conscientes
Se você precisa poupar um determinado valor todos os meses, você passa a se comprometer com ele, começando a estimular um consumo mais consciente, com escolhas mais econômicas e estratégicas.
Impulsiona a realização de metas
Quando você aprende a poupar para formar uma reserva de emergência, você também está se preparando para administrar a poupança para a realização de planos futuros. Além disso, você se sente mais confiante ao se comprometer com novos sonhos sabendo que caso algo saia do seu controle, você possui uma boa estabilidade econômica para equilibrar a situação.
Quanto mais você guarda, mais você ganha
Sim, guardar dinheiro também é uma maneira de ganhar dinheiro. Ao analisar boas fontes de rendimento para a sua reserva de emergência, você começará a notar que o seu dinheiro pode render um bom valor simplesmente por estar guardado.
Logo, quanto mais você guarda, mais você ganha. Entretanto, é sempre importante lembrar que os investimentos de reservas de emergências devem ser feitos em aplicações de resgate rápido, baixo risco e maior rentabilidade. Dessa forma, você ainda consegue fazer mais dinheiro com a parte que será guardada sem ter grandes dificuldades para fazer o resgate do valor, caso se mostre necessário. Também vale lembrar que utilizar esse dinheiro deve ser a sua última opção e ele sempre deve ser devidamente reposto depois.
Se você ainda não tem uma reserva de emergência e precisa de uma solução, conte com o Saque do KAB! No aplicativo, você solicita o valor e como quer receber e ainda parcela em até 36 vezes! Vem ser KAB!