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Como declarar o seguro de vida no seu imposto de renda

Entenda quando é preciso declarar o seguro de vida no imposto de renda e como deve ser feito.

 
 

O prazo para a declaração do Imposto de Renda começou há alguns meses e esse é um assunto que costuma movimentar e causar dúvidas em boa parte dos brasileiros. Em 2021, algumas pessoas receberam valores referentes ao seguro de vida. Se você tem dúvidas em como declarar esses valores no seu Imposto de Renda de 2022, o KAB está aqui para te ajudar.

 

Primeiro de tudo, é preciso que você saiba que os valores recebidos pelo seguro de vida são isentos, entretanto, ainda é preciso declará-los à receita federal, para que ela possa verificar qual é a origem dos recursos. Caso você tenha recebido um auxílio-funeral, também será preciso declarar o valor em questão. Vale lembrar que o auxílio-funeral pode ser considerado tanto isento quanto tributável, a depender da fonte pagadora do valor.

 

Poderá ser classificado como isento os valores pagos por uma seguradora, sindicato, associação ou entidade de previdência pública ou privada, enquanto a classificação tributável é feita para pagamentos realizados pela empresa na qual você presta serviços ou pelo empregador do falecido. Abaixo, separamos algumas dicas para te ajudar nessa tarefa:

 

Como informar os valores do seguro de vida no Imposto de Renda

 
  1. Baixe o Programa Gerador de Declaração no Site da Receita Federal ou opte pelo app Meu Imposto de Renda e faça o seu login no sistema.

  2. No momento do preenchimento da sua declaração, localize a ficha “Rendimentos Isentos e Não Tributáveis” e clique em NOVO.

  3. Em seguida, selecione o código “03 – Capital de Apólices de seguro ou pecúlio pago por morte do segurado, prêmio de seguro restituído em qualquer caso e pecúlio recebido de entidades de previdência privada em decorrência de morte ou invalidez permanente.”

  4. Informe o valor recebido e clique em OK para concluir o preenchimento da ficha.

 

É importante lembrar que caso o seguro tenha contemplado mais de uma pessoa, cada um dos beneficiários deverá declarar a quantia que recebeu. Caso o valor recebido ultrapasse R$40 mil, se torna necessário preencher a declaração de Imposto de Renda, mesmo nos casos onde o beneficiado é menor de idade.

 

Como informar os valores isentos do auxílio-funeral no Imposto de Renda

 
  1. Baixe o Programa Gerador de Declaração no Site da Receita Federal ou opte pelo app Meu Imposto de Renda e faça o seu login no sistema.

  2. No momento do preenchimento da sua declaração, localize a ficha “Rendimentos Isentos e Não Tributáveis” e clique em NOVO.

  3. Em seguida, selecione o código “26 – Outros”.

  4. Informe se o beneficiário foi você (titular) ou algum dos seus dependentes

  5. Informe o nome da fonte pagadora e o CNPJ

  6. No campo descrição, escreva “auxílio-funeral”

  7. Informe o valor recebido e clique em OK para concluir o preenchimento da ficha.

 

Caso o seu auxílio-funeral seja encaixado como tributável, ele deverá constar no Informe de Rendimentos, fornecido pelo seu empregador ou pelo empregador do falecido e, deverá ser lançado no campo “Rendimentos recebidos de pessoa jurídica”.

 

Agora ficou muito mais fácil preencher a sua declaração, né? Lembre-se que o KAB sempre facilita para você, e disponibiliza tudo o que você precisa a um clique de distância, através do nosso aplicativo. Vem pro KAB!

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