fbpx

Metas SMART: o que são e como aplicá-las?

Chegou a época de estabelecer novas metas para o ano que está chegando, mas como todo mundo sabe, manter os objetivos em dia no decorrer do ano não é uma tarefa nada fácil. As metas SMART chegaram para te ajudar nessa missão, vamos juntos nessa?!

 

Quais são as metas SMART e como aplicar essa técnica?

As metas SMART são metas estabelecidas com cinco critérios claros em mente. A

inicial de cada um deles, em inglês, forma a sigla SMART:

S de specific (específico)

M de measurable (mensurável)

A de attainable (atingível)

R de relevant (relevante)

T de time based (prazo)

 

A prática nos diz que seguir estes cinco passos nos levam a um caminho tangível para atingir nossas metas. Confira algumas dicas de como colocar cada passo em prática:

 

1. S de Specific

 

Especificar suas metas é parte do processo, torne-a mais específica possível. Por exemplo troque o “juntar dinheiro” por “Juntar R$ 2 mil em quatro meses”.

 

2. M de Measurable

 

Lembre-se de acompanhar o quão próximo você está de atingir a sua meta. Por exemplo, faça uma planilha anotando quanto você tem economizado por mês e o quanto falta para você atingir o seu objetivo.

 

3. A de Attainable

 

Pode até parecer óbvio, mas uma meta deve ser atingível. Basicamente, isso significa que ao definir a meta, ela deve ser alcançável e pé no chão. Por exemplo: se você ganha R$ 2 mil reais por mês, não é viável guardar mais que 70% do seu salário.

 

4. R de Relevant

 

Esse passo consiste em entender a relevância dessa meta para a sua vida, pois quanto maior a sua motivação, mais fácil será atingi-la. Por exemplo: guardar dinheiro me fará dar entrada em um carro e poderei ter uma qualidade de vida melhor.

 

5. T de Time based

 

O último critério para estabelecer uma meta SMART é também um dos mais importantes: o tempo estabelecido para que ela seja alcançada. Você é livre para estabelecer dias, semanas, meses ou anos, o que for mais adequado. Essa data limite e linha do tempo devem ser definidos também para poder avaliar o progresso ao longo do tempo junto de seus esforços.

 

E aí, já está pronto para colocar os novos planos em ação? Conta com o KAB!

 

Confira mais matérias no blog