O câncer de mama é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres, sendo também o que mais mata. Tocar nesse assunto é a melhor forma de prevenção.
O Outubro Rosa é uma campanha realizada anualmente em todo o mundo, como forma de lembrete e conscientização sobre o Câncer de Mama, com intenção de promover a prevenção na sociedade em geral, de forma que a doença possa ser identificada ainda no início e tratada com maior chance de cura.
Essa é uma mobilização que vai muito além do exame e do diagnóstico, ela também viabiliza apoio psicológico, emocional e médico para todas as mulheres que enfrentam essa luta.
Por dentro da história do Outubro Rosa
O movimento Outubro Rosa, teve início nos anos 90 em Nova York, no evento “Corrida Pela Cura”, que tinha como objetivo arrecadar fundos para pesquisas sobre o tema. Com o passar dos anos, o ato começou a ganhar apoio e notoriedade das instituições públicas e privadas, sendo um mês de conscientização em todo o mundo. No Brasil, a primeira ação aconteceu em 2002, no parque Ibirapuera, em São Paulo, através da iluminação cor-de-rosa do Obelisco Mausoléu ao Soldado Constitucionalista. Desde então, a campanha passou a se tornar cada vez maior, enfatizando a importância desse tema.
O câncer de mama em números
Os números envolvendo o câncer de mama no Brasil e no mundo, chocam e assustam, ao mesmo tempo que reforçam a importância de tocar nesse assunto e lutar pela prevenção. Por aqui, a gente sabe que a informação segue sendo a principal forma de reforçar essa luta e evidenciar a necessidade do autoexame. Conheça abaixo, alguns dados importantes sobre este assunto:
É o tipo de câncer mais comum entre as mulheres
No começo, o câncer de mama pode ser assintomático
O Brasil registra cerca de 52 mil novos casos por ano
+30 mulheres veem a óbito todos os dias devido ao câncer de mama
Quando diagnosticado precocemente, possui 95% de chance de cura
Fonte: Câmara Municipal de Porto Vitória
Entenda a importância do autoexame das mamas
O autoexame das mamas é a forma mais acessível de identificar alterações nas mamas e deve fazer parte da rotina das mulheres, independente da idade. Através do autoexame é possível identificar pequenos nódulos nas mamas e axilas, saída de secreções pelos mamilos, mudança de cor da pele, retrações, etc. Confira abaixo como realizar o autoexame das mamas:
Em pé (pode ser durante o banho)
Levante seu braço esquerdo e apoie-o sobre a cabeça;
Com a mão direita esticada, examine a mama esquerda;
Divida o seio em faixas e análise devagar cada uma dessas faixas.
Sinta a mama de forma cautelosa e sem pressa;
Faça movimentos circulares, de cima para baixo;
Repita os movimentos na outra mama.