fbpx

IPTU x IPVA: O que você precisa saber para ficar por dentro do assunto

 Se você é brasileiro ou mora no Brasil há algum tempo, provavelmente já ouviu falar sobre os impostos IPTU e IPVA. Essas são contas que costumam movimentar boa parte da população nos meses iniciais do ano. E apesar de serem considerados os impostos mais lembrados do país, é comum encontrar quem não saiba a diferença entre IPTU x IPVA. Por isso, resolvemos te explicar cada detalhe em torno destes impostos.

 

O que é o IPTU e o IPVA?

 

O Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) é o imposto cobrado de todas as pessoas que possuem algum imóvel em área urbana. Já o Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) é a taxa cobrada por cada veículo automotor no país, isto é, carros, motos, caminhões e outros tipos de veículos motorizados que circulam por terra.

 

No caso do IPTU os municípios são os responsáveis pelo recolhimento do valor. Logo, os valores variam de local para local, estando sujeito também a considerações como tamanho do imóvel, bem como as regras para isenções. Vale lembrar que o pagamento dessa taxa é obrigatório somente para imóveis localizados nas áreas urbanas, logo, se você mora em uma área considerada rural, o tributo que deverá ser pago é o Imposto Territorial Rural (ITR). A responsabilidade do pagamento do IPTU, pode não ser exclusiva dos proprietários de imóveis, sendo possível que o pagamento da taxa seja transferido aos locatários, a depender do contrato de aluguel.

 

Já o IPVA é um imposto estadual, sendo assim, cada estado é responsável pelo seu recolhimento. No caso deste tributo especificamente, o estado repassa metade do valor recolhido para o município em que o veículo foi emplacado. Entretanto, não existe nenhuma lei que determine o estado ou o município a investir o valor arrecadado com o pagamento de IPVA apenas em novas estradas, recuperação de asfalto, ou demais necessidades do trânsito.

 

Mas afinal, para o que serve o IPTU e o IPVA?

 

O IPTU é recolhido com o objetivo de possibilitar que as prefeituras consigam arrecadar fundos para aplicá-los em melhorias para os municípios. Já o IPVA tem a finalidade de gerar recursos que devem ser aplicados em áreas gerais, como saúde, educação e segurança.

 

Qual é a diferença entre o IPTU e o IPVA?

 

Tanto o IPTU quanto o IPVA são impostos completamente independentes um do outro. O pagamento de um tributo não tem relação com o outro, visto que o IPTU é o imposto que incide sobre as construções civis e o IPVA é o imposto cobrado pela circulação de veículos automotores.

 

É melhor pagar esses impostos à vista ou parcelado?

 

Tudo vai depender da sua situação financeira e das vantagens oferecidas pelo governo para a quitação imediata da dívida. Em cenários onde o seu dinheiro está investido e rendendo mais do que o desconto concedido, vale a pena o parcelamento do tributo. Casos onde o desconto é igual ou inferior a 3%, raramente costumam valer a pena, tendo em vista que a taxa básica de juros atualmente está em 9,25%.

 

Essas são as dicas que o KAB separou para deixar você por dentro do mundo financeiro. Por aqui, a prioridade é sempre te dar uma mãozinha. Pensou saque? Pensou KAB!

Confira mais matérias no blog