fbpx

Nova CNH: entenda as principais mudanças dessa novidade

Em dezembro de 2021, o Conselho Nacional de Trânsito anunciou algumas mudanças referentes ao novo modelo da Carteira Nacional de Trânsito, que começou a valer no mês de junho. O documento passou por diversas modificações para trazer mais segurança aos usuários, inclusive na sua aparência. O KAB reuniu uma série de informações para te explicar o que mudou na Nova CNH e como tudo isso impacta na sua vida. Confira abaixo:

 

O que mudou na CNH?

 

 

A principal mudança da nova CNH ficou por conta do layout do documento, que agora passa a receber o código MRZ de acordo com o padrão internacional. As cores também são novidade, o antigo verde escuro passa a dar vez ao verde, azul e amarelo, assim como a nossa bandeira.

 

Os elementos gráficos também estarão presentes no documento visando evitar a falsificação. A primeira coluna da tabela vai conter a categoria da habilitação, seguida por uma figura do automóvel. Em seguida, haverá a indicação se o dono do documento está habilitado para dirigir aquele tipo de veículo, bem como informações sobre o exercício de atividade remunerada do motorista e possíveis restrições médicas. Outras técnicas que foram aplicadas para evitar a falsificação são: a tinta especial fluorescente que brilha no escuro, itens visíveis somente com luz ultravioleta e o holograma na parte inferior do documento.

 

Para os brasileiros que gostam de viajar, o documento também traz novidades, com tradução das informações em inglês e espanhol.

 

O que não mudou na CNH?

 

 

O prazo de validade das habilitações continuam iguais, sendo de 10 anos para condutores de até 49 anos, 5 anos para condutores de 50 a 69 anos e 3 anos para condutores acima de 70 anos. O limite de 40 pontos em 12 meses, que foi atualizado em junho de 2021, também permanece o mesmo, mas vale lembrar que esse limite impõe algumas regras de uso, sendo disponibilizado somente para os condutores que não possuem multa classificada como gravíssima.

O aplicativo da carteira digital também vai continuar ativo, exatamente nos mesmo moldes, sendo acessado através do QR Code do documento.

Eu preciso trocar minha CNH antiga?

As trocas pela nova CNH acontecerão de maneira gradativa, conforme as antigas forem sendo renovadas. Isso quer dizer que você não precisa se preocupar em renovar o documento com antecedência. Caso sua CNH antiga ainda esteja dentro da validade, você pode continuar usando-a até a data limite.

Essas são as novidades que o KAB trouxe para você ficar por dentro do novo modelo de Carteira de Habilitação Brasileira. Por aqui, a gente está sempre pensando no melhor para você em todos os momentos, seja através do saque, do cartão ou de muita informação.

Confira mais matérias no blog